Você tem escolha

25 set 20110 Comentários

Cada dia passo várias horas dentro de um ônibus. Pode parecer terrível e em parte é, mas me permite ter tempo para ler (estou lendo um livro por semana), observar o mundo ao meu redor e pensar, coisas que no dia a dia às vezes a gente esquece de fazer.

Estava esta semana olhando pela janela do ônibus, vendo todo o mundo com pressa (embora, se compararmos com o meu país, aqui as pessoas tomam tudo com muita calma, menos quando estão dirigindo), os engarrafamentos, pessoas no ônibus com caras tristes.

Me ocorreu que saímos de casa às 6 ou 7 da manhã para voltar só às 10 ou 11 horas da noite e isto, para quem tem familia e especialmente filhos, é uma tragédia.

O pior é que parece que as pessoas não questionam este status quo. Não param para pensar qual é a sua realidade e que esta poderia ser diferente. Quando foi que ficou definido que você precisa passar a vida toda trabalhando com horários absurdos por um salário ridículo?

E se você está pensando que a culpa é do capitalismo ou dos empresários ou do salário mínimo ou do governo ou de algum poder superior que não está feliz com você, está enganado. A culpa é toda sua!

É verdade que o governo dificulta muito as coisas com uma educação pública muito ruim (é lógico, pois é pública), altos impostos, burocracia… mais ainda assim, tirando algumas excepções, as regras são praticamente iguais para todos.

A questão é que graças à economia de livre mercado e à globalização (ou mundialização como a chamou Jean-Fraçois Revel) você pode escolher.

Pode escolher aceitar a sua realidade como é agora ou mudá-la para que seja o mais parecida com aquela que você deseja. E veja que para isto você precisa definir claramente o que você deseja.

Se você sabe o que deseja, independentemente da sua situação pessoal, social ou financeira, você pode fazer uma série de escolhas:

1. Pode escolher quanto vai gastar e no que vai gastar seu dinheiro.
2. Você tem muitos mais recursos do que poderia parecer a princípio (conhecimento, contatos, experiência) e pode escolher como empregá-los e explorá-los.
3. Pode escolher abrir seu próprio negócio em lugar de trabalhar para outros.
4. Pode escolher olhar para a vida de forma positiva.
5. Pode escolher melhorar a sua formação e a sua cultura lendo bem mais do que você lê.
6. Pode escoher fazer mais esporte para melhorar a sua forma física.
7. Pode escolher melhorar a sua alimentação para que seja mais saudável.
8. Pode escolher melhorar a sua rede de apoio, passando mais tempo com seus amigos e família ou conhecendo outras pessoas.
9. Pode escolher em que lugar do mundo você deseja morar.
10. Pode escolher ter filhos e formar uma família.
11. Pode escolher ser mais educado com as pessoas ao seu redor.
12. Pode escolher fazer o bem e, o mais importante,você pode escolher ser feliz.

E agora escolha: você vai escolher ou deixar que outros escolham por você?

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This