Você não possui isso

4 dez 20180 Comentários

“Qualquer coisa que possa ser evitada, tirada ou coagida não é da própria pessoa, mas as coisas que não podem ser bloqueadas são dela.”

EPICTETO, DISCURSOS, 3.24.3

Em 1935, meu avô emigrou com seus irmãos da Espanha para Cuba. Ele tinha 22 anos, o ensino básico, nada no bolso e muita vontade de trabalhar. Meu avô começou varrendo o chão, e aos poucos, com esforço foi crescendo, comprou uma casa, um carro e construiu um patrimonio. Numa das suas viagens à Espanha conheceu minha avó, casaram e ela foi morar com ele em Cuba. Em 1950, nasceu meu pai. Meu avô, após muitos anos de duro trabalho, era em janeiro de 1959 uma pessoa de sucesso. Mas com 46 anos, um filho de quase 10 e um bebê chegando, sua vida virou do avesso de um dia para o outro. Com o ano novo de 1959 implantou-se em Cuba a dictadura comunista que até hoje sofre a ilha. Tudo que ele tinha lhe foi roubado. E como as crianças de 10 anos estavam sendo sequestradas de suas familias para serem “educadas” pela ditadura, meu avô decidiu fugir com a familia e voltar à España, com uma mala, a começar literalmente do zero, para não perder também seu filho, que hoje é meu pai.

Conto esta história porque meu avô tirou uma lição muito útil que passou para meu pai e para mim: absolutamente tudo que você tem pode ser tirado de você a qualquer instante, sem prévio aviso; mas seu conhecimento e sua boa palavra ninguém pode tirar. Nada do que temos é realmente nosso. Então usemos nosso tempo para estudar, aprender, melhorarmos como pessoas, e sermos honestos, porque isso é o único que ninguém vai poder tirar de nós.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This