Um poder superior

5 nov 20180 Comentários

“É exatamente isso que constitui a virtude da pessoa feliz e uma vida fluida – quando os assuntos da vida estão sintonizados de todas as maneiras com a harmonia entre o espírito divino individual e a vontade do diretor do universo.”

CRISIPO DE SOLOS, CITADO EM DIÓGENES LAÉRCIO, VIDAS E DOUTRINAS DOS FILÓSOFOS ILUSTRES, 7.1.88

Admito que sou um viciado em controle em processo de recuperação. Durante muitos anos da minha vida, a ideia de ter o controle do que acontecia ao meu redor foi muito reconfortante e, de fato me trazia uma tranquilidade que agora enxergo como irreal. Existem dois erros aqui:

1. acharmos que podemos controlar nosso entorno; e 2. acharmos que controlando o entorno estaremos melhor.

O primeiro erro encerra a cegueira sobre o fato de que praticamente nada ao nosso redor é controlável: nem o clima, nem as pessoas, nem os eventos que acontecerão em nosso dia são controláveis, não importa quando nos esforcemos.

O segundo erro encerra a enorme vaidade de achar que, em caso de podermos controlar todas essas coisas, o resultado será melhor, por sermos nós quem decidimos. 

A realidade é que o único que podemos tentar controlar de certo modo é nós mesmos, nossas atitudes e nossas reações ao nosso entorno. E, creia você em Deus ou não, a idéia que Crisipo tenta passar é esta: para ser feliz, aceite que não é você quem tem o controle.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This