Planejamento estratégico para sua vida

20 nov 20110 Comentários

Todo planejamento estratégico deve começar com um objetivo. Qual é o objetivo para o qual você está criando esse planejamento?

Para um individuo geralmente são definidas duas esferas de planejamento: a esfera pessoal e a esfera profissional. Porém isto cria o grande problema de separar os dois mundos.

Como separar o que é pessoal e o que é profissional quando, por exemplo, cada dia passamos mais tempo com colegas de trabalho do que com nossa família?

Percebi faz tempo que, no meu caso, objetivos que poderiam ser denominados de profissionais complementam perfeitamente objetivos que as pessoas entendem como pessoais.

No final das contas todas nossas ações, já sejam consideradas pessoais ou profissionais, levam ao desenvolvimento da pessoa, do individuo e influenciam todas nossas áreas de conhecimento e a nossa forma de tomar decisões.

Por isso minha atitude perante o planejamento estratégico individual é a de realizar um planejamento no qual estão envolvidos objetivos de renda financeira, crescimento profissional e satisfação pessoal, orientados ao objetivo final de, acredito, todos os seres humanos: ser feliz.

Como definir objetivos que lhe ajudem a percorrer o caminho da busca da felicidade?

Primeiramente identificando o que lhe faz feliz. No meu caso me faz feliz ajudar outras pessoas, aprender e ensinar. Nos processos de aprender, ensinar e ajudar os outros são essenciais para mim as relações pessoais enriquecedoras e duradouras. A questão é que de uma forma ou outra sempre quis causar um impacto no mundo e ser rico (no sentido de ser dono da minha vida e ter mais opções de escolha).

Em segundo lugar é preciso definir áreas de interesse de conhecimento ou trabalho (entendendo trabalho como esforço e dedicação e não como atividade remunerada). No meu caso a escolha levou anos de observação, reflexão e mudanças, devido ao fato de que os meus interesses são realmente muito amplos. Apaixonam-me a música, a economia, a filosofia, a história, a psicologia, a política, a cultura no geral, a tecnologia e o conhecimento.

A grande questão sempre é, com tantas possibilidades, que caminho seguir? Como escolher um único caminho, uma única especialização, um único foco, renunciar a todas as outras opções que tão importantes são para você e para mim e ainda mudar o mundo e ficar rico?

Minha sugestão é fazer igual eu tenho feito: identifique aquilo que a cada momento é interessante para você e aprenda o mais possível das áreas mais variadas. Aprender novas línguas, por exemplo, é essencial pois vai lhe dar acesso a muita mais informação e pessoas. E as pessoas lhe darão perspectivas sobre áreas que você não conhece.

Também não tenha medo a mudar de área de atuação, pois o aprendizado sempre será maior e lhe dará mais perspectiva e pontos de vista diferentes, e com isto virão novas ideias e maior embasamento na hora de tomar decisões.

Lembre que você não pode gostar daquilo que não conhece. Além disto, é muito interessante morar em lugares diferentes. Se você estudou o ensino médio em uma cidade tente fazer a faculdade em outra, quanto mais longe melhor, e depois procurar um emprego em uma outra cidade ou tentar uma bolsa fora do Brasil. No meu caso já morei em 4 países diferentes e a experiência é realmente muito enriquecedora.

Finalmente, tente achar uma ideia ou conceito comum a todos os seus interesses e fazer uma ligação com aquilo no que você é bom.

Tirando alguns casos particulares, todos gostamos daquilo que fazemos bem. Com base neste conceito defina uma misão para você (aquilo ao que vai dedicar sua vida), sua visão (o objetivo, dentro da sua misão, que você quer atingir) e as metas intermediarias necessárias para atingir essa visão, assim como os métodos que vai empregar para isto.

O importante na hora de fazer um planejamento estratégico é entender que o conteúdo dele não é o essencial. O essencial é tomar decisões e definir objetivos, metas e como atingi-los, pois todas as decisões que tomemos serão, na grande maioria dos casos, temporárias.

Seja flexível e persistente, e algo muito importante: procure sempre aquilo que é a sua verdadeira paixão.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This