Os benefícios dos pensamentos preocupantes

5 dez 20180 Comentários

“Mantenha a morte e o exílio diante de seus olhos todos os dias, junto com tudo o que parecer terrível – ao fazê-lo, você nunca terá um pensamento de base nem terá desejo excessivo.”

EPICTETO, ENCHIRIDION, 21

Quando eu era criança, meu pai me contou o mito de que o avestruz enfiava a cabeça num buraco toda vez que via um leão se aproximando. A teoria era que o avestruz fazia isso porque desse jeito não via o leão, e então o leão deixava de existir e ficava tudo bem. Lembro que pensei: que avestruz burro, o leão vai morder a bunda dele! Acontece que nós fazemos isso o tempo todo. Enfiamos a cabeça no buraco, ignorando as coisas ruins que podem nos acontecer, porque dessa forma temos mais tranquilidade e paz interior. Mas a que custo?

Pensar positivo é muito importante, mas isso não significa ignorar a realidade que nos rodeia. Inúmeras coisas ruins podem acontecer conosco de um dia para outro, inclusive perdermos tudo que temos por um evento da natureza ou pela chegada de um governo totalitario. Precisamos estar preparados quando o leão chegar e quiser nos morder na bunda, e olhar para outro lado não vai nos ajudar. Por sinal, o avestruz não enfia a cabeça nos buracos. Eles, na verdade, encostam a cabeça no chão para perceber a vibração do solo e a aproximação do leão.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This