Os apegos são o inimigo

23 nov 20182 Comentários

“Em suma, você deve se lembrar disso – que, se você tiver algo querido fora de sua própria escolha racional, você terá destruído sua capacidade de escolha.”

EPICTETO, DISCURSOS, 4.4.23

Um colega de trabalho na Espanha que tinha o desejo de ser empreendedor, me disse uma vez: “o problema de sermos engenheiros é que da a impressão que é isso que devemos fazer, sermos engenheiros”. E de fato é muito difícil, quando alcançamos uma posição considerada socialmente “de prestigio”, mudarmos para outra coisa. Permitimos que aquele diploma, um pedaço de papel, escolha por nós ao que vamos dedicar o resto da nossa vida.

Esse apego irracional (isto é, emocional) ao nosso cargo na empresa, a nosso estilo de vida, a andarmos de carro e não de ônibus, a termos um apartamento grande, inclusive a nossas crenças, é o que nos impede de fazer escolhas livres. Nos impede de viver viajando pelo mundo, porque estamos apegados a nossas coisas, que não vamos poder levar conosco na viagem. Nos impede abrir um negócio, porque já temos um emprego com nome ribombante que podemos mostrar para nossos conhecidos e pagar de importantes. Nos impede mudar de opinião, porque nossas opiniões definem em parte quem somos e é muito difícil admitir que estamos errados. Nos impede criar riqueza, porque para sermos ricos precisamos poupar e pensar no longo prazo, e isso significaria pararmos de gastar dinheiro todo dia em pequenos prazeres efímeros.

Esses apegos são âncoras em nossas vidas que nos impedem de sermos livres, aproveitar todo o nosso potencial e, em último extremo, sermos felizes.

Comentários

2 Comentários

  1. Marília ueda

    Muito bom este post . O ser humano é ilimitado ! Que excelente reflexão!

    Responder
    • Pablo

      Que bom que você gostou, Marilia. Muito obrigado. Abraços!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This