O viés de confirmação

19 ago 20190 Comentários

Você gosta de conversar com pessoas que pensam igual você? Prefere esse tipo de conversas antes do que conversar com quem pensa diferente?

Se sua resposta às perguntas anteriores for sim, saiba que você não está sozinho.

O motivo de você preferir estar com pessoas que pensam igual você é um viés cognitivo que afeta todas as pessoas, chamado de viés de confirmação.

O viés de confirmação consiste na tendência do ser humano a buscar informações que confirmem aquilo que ele acredita ser verdade, descartando, consciente ou inconscientemente, informações contrárias às suas crenças. E isto é um problema.

É um problema porque se você somente procura informações que confirmem o que você acredita saber, você nunca vai conseguir sair do erro, caso você esteja errado. E acredite, você está errado muitas mais vezes das que você acha.

Além disso, sucumbir ao viés de confirmação, lhe impede de aprender coisas novas e de enxergar pontos de vista diferentes. E isto, entre outros problemas, pode lhe custar muito dinheiro.

Quer outro exemplo? Faça o seguinte exercício:

Imagine 4 cartas acima da mesa. Cada uma com um símbolo E, 4, K e 7 escrito na frente

A regra é que, se uma carta tem uma vogal na frente, então deveria ter um número par no verso.

Que carta, ou cartas, você precisaria virar para saber se estou falando a verdade?

Se você quer fazer bem o exercício, pense e responda antes de continuar lendo.

A maior parte das pessoas viraria a carta com o E e a carta com o 4.

De fato a carta com o E precisa ser virada pois, se no verso dela houver algo diferente de um número par, eu estarei mentindo.

Porém, virar a carta com o número 4 não lhe agrega nenhuma informação! O enunciado não diz que atrás de um número par haverá uma vogal, mas que atrás de uma vogal haverá um número par.

Virando o número 4 você está somente tentando achar informação que confirme aquilo em que você acredita.

Para comprovar se estou mentindo, em vez do 4, a outra carta que você precisa virar é a que contém o 7 pois, se atrás dela houver uma vogal, você estará provando que o enunciado era falso.

Por que isto é importante para os investimentos?Porque você (assim como eu e todo mundo) tem o péssimo costume de procurar só informações que confirmem que, aquela ação ou aquele ativo que alguém lhe recomendou ou que você está analisando, é bom como você achava desde um começo que era.

Mas, se você já acreditava que se tratava de um bom investimento, para que continuar buscando informação que confirmem isso?

Em lugar disso, o que você deveria fazer, na prática, é definir uma hipótese e, depois, procurar evidências de que aquela hipótese está errada. Se você não achar provas contrárias, significa que você está certo… por enquanto.

Essa forma de agir (procurar provas que neguem sua hipótese) é parte do método científico. E uma das bases do método científico é entender que você nunca estará completamente certo. Você simplesmente ainda não achou provas de que você está errado.

Se você abordar os investimentos com esta premissa em mente, mudará radicalmente sua forma de investir, pois entenderá que você pode errar e, por tanto, tomará as precauções necessárias para diminuir seu risco, como por exemplo comprar com margem de segurança.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This