O viés da informação

17 ago 20190 Comentários

Tente responder de forma honesta às 3 seguintes perguntas:

  1. Você se considera acima da média como motorista?
  2. Você se considera acima da média na sua profissão?
  3. Você se considera acima da média como amante?

Se você respondeu sim a todas as perguntas, mas especialmente à terceira, você não está sozinho. A maior parte das pessoas responde “sim”.

O problema, claro, é que é matemáticamente impossível que a maioria das pessoas esteja acima da média.

A causa de você ter respondido “sim” às perguntas acima encontra-se em duas armadilhas da sua mente chamadas de excesso de confiança e excesso de otimismo.

Ambos excessos, o de confiança e o de otimismo, derivam, por sua vez, de duas ilusões: a ilusão de conhecimento e a ilusão de controle. Vamos falar sobre as duas.

A ilusão de conhecimento

A ilusão de conhecimento é sua tendência a achar que a precisão de suas previsões aumenta quando você têm mais informação.

Acontece que o maior obstáculo para o aprendizado não é o desconhecimento, mas a ilusão de conhecimento. Por quê?

Porque mais informação não significa necessariamente melhor informação.

O que importa, de fato, não é quanta informação você tem, mas o que você faz com ela, ou seja, o processo mediante o qual você toma decisões com a informação que você tem.

Há inúmeros estudos que mostram que com mais informação, embora não aumente a precisão dos resultados ao tomar decisões, o que sim aumenta é sua confiança em que aquela decisão que você tomou era a adequada.

Isso acontece nos investimentos com muita frequência. E é justamente o motivo de que 90% dos gestores de fundos profissionais não consigam resultados melhores do que a média do mercado.

Se seguimos a regra de Pareto, 80% dos resultados se conseguem com 20% da informação.

O problema está em que quanto mais tempo você emprega em recolher informação para analisar uma empresa, embora você não tenha aumentado significativamente a qualidade da sua decisão, o que aumentou foi sua confiança em que você está certo.

Pense sobre isto por um segundo. Quando você tem informação suficiente para tomar uma decisão, por que você continua buscando mais informação? Não é, na prática, para aumentar sua confiança?

O que você quer é ter certeza de que você está certo.

E o problema em você ter certeza de que você está certo é que, essa certeza, lhe impedirá de mudar de opinião quando aparecerem na sua frente provas de que você pode estar errado.

O que você fará nesse caso será ignorar essas provas e continuar no erro.

A ilusão de controle

A ilusão de controle é a crença de que você consegue influenciar o resultado de eventos incontroláveis.

Por exemplo, quando você escolhe “com método” os números da mega sena em vez de escolhê-los de forma aleatória, achando que dessa forma você vai ter maior chance de acertar.

Eu sei, você ainda acha que faz diferença você escolher um número em vez de outro, mas não faz: estatisticamente, as chances de ganhar se você usar as datas de aniversário de 6 familiares ou se fechar os olhos e colocar a caneta em 6 números quaisquer, são exatamente as mesmas.

Outra situação muito engraçada é quando, num jogo de cara ou coroa, as pessoas estão dispostas a apostar mais se a moeda ainda não foi jogada do que se a moeda já foi jogada e escondida. Como se com sua mente pudessem fazer a moeda girar no ar para ela cair do lado que eles querem.

De novo, se trata de um problema de achar que mais informação nos dá um maior controle.

Conclusão

Ter mais informação sobre um investimento não significa que sua decisão de investir vai ser mais correta.

Porém, por esse excesso de informação aumentar sua confiança, você vai se fechar à possibilidade de estar errado, e isso vai lhe impedir de mudar suas escolhas.

Isso não significa que você não deva estudar seus investimentos antes de decidir. Bem ao contrário. Você deve sim entender aquilo em que você está investindo.

Mas entenda e aceite que é impossível saber tudo sobre um assunto específico, aprenda a viver conviver com a incerteza e se proteja contra eventos imprevisíveis que possam trazer grandes consequências negativas.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This