O prazer de desconsiderar o negativo

27 nov 20180 Comentários

“Como é gratificante dispensar e bloquear qualquer impressão perturbadora ou externa, e imediatamente ter paz em todas as coisas.”

MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 5.2

No começo deste ano, após dez anos usando-o diariamente, fechei minha conta de Facebook. Na verdade fazia já quase dois anos que tinha apagado todo meu conteúdo da conta e somente o usava de forma esporádica. Por que fiz isto? Porque somente me agregava sentimentos ruins. Não é que o Facebook tenha algo intrinsicamente ruim (embora isso possa ser uma outra conversa interessante). Acontece que eu tinha uma perigosa tendência a falar de assuntos polémicos, e a dar opiniões (sem ninguém ter me pedido) que as pessoas rejeitavam. E essa reações me faziam muito mal. Até que um belo dia, após ser chamado das coisas mais baixas que eu podia imaginar por ter feito um comentário que eu achei relativamente inofensivo, me dei conta de quanto tempo e energia estava perdendo com aquilo.

Entramos todo dia em confrontos desnecessários com as pessoas, dando atenção a assuntos que não vão nos agregar nada positivo, mas quase sempre nos deixam com um sabor de boca amargo (pense naquela conversa com o cunhado que pensa diferente), prestando ouvido a críticas que buscam só nos magoar, ou comparando nossa vida com a dos vizinhos. Nada disso é positivo. Isto não significa ignorar criticas bem intencionadas que vão nos fazer crescer ou ignorar nossas fraquezas. Significa desconsiderar tudo de fora que é negativo mesmo e sobre o que não temos controle, aquilo que sabemos que tem o potencial de nos deixar com mal corpo durante um bom tempo. É a melhor forma de começarmos a ter paz.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This