O filósofo como um artesão de vida e morte

3 dez 20180 Comentários

“A filosofia não pretende fornecer para uma pessoa qualquer posse externa. Fazê-lo estaria além de seu campo. Como a madeira é para o carpinteiro, o bronze para o escultor, assim nossas próprias vidas são o material adequado na arte de viver.”

EPICTETO, DISCURSOS, 1,15,2

Em seu livro Mais Platão, menos Prozac, Lou Marinoff explica como as ideias de diferentes filósofos podem nos ajudar a enxergar de forma diferente nossos problemas do dia a dia. Muitas vezes nos vemos submersos em situações que nos fazem sentir afogados, e com muita frequência a solução está numa perspectiva diferente da nossa. A filosofía não é, como muitos a enxergam, uma viajem na maionese ou uma pira transitoria. Bem pelo contrario. A filosofia é, literalmente , amor pela sabiduría. É refletirmos sobre nós mesmos e sobre nossos problemas, com o objetivo de vivermos melhor.

Acontece que antes de nós, muitas pessoas já refletiram sobre problemas idénticos aos nossos, e nos legaram pontos de vista diferentes que podem nos facilitar a jornada. No emocionante documentário de Martin Scorsese, Living in the material world, sobre a vida e a morte de George Harrison, conta-se como o guitarrista dos Beatles se preparou durante toda sua vida para morrer, refletindo e meditando sobre a vida. Todos que conheciam ele coincidem em dizer que era uma pessoa maravilhosa, reflexo de seu esforço diário por melhorar. Não acredito que há uma única solução para nossos problemas diários, mas acredito sinceramente que o estudo, a leitura e a reflexão pausada sobre nossas experiências, nos ajudarão a viver uma vida mais feliz e plena, e a estarmos preparados para nossa morte.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This