O estóico diário

Meditações sobre sabedoria, perseverança e a arte de viver

“De todas as pessoas, apenas são livres aquelas que fazem tempo para a filosofia, apenas elas realmente vivem. Não satisfeitos em apenas manter boa vigilância sobre seu tempo, eles adicionam todas as eras às suas. Toda a colheita do passado é adicionada ao seu inventário. Apenas um ingrato deixaria de ver que esses grandes arquitetos de pensamentos veneráveis nasceram para nós e projetaram um modo de vida para nós”.

SÊNECA – SOBRE A BREVIDADE DA VIDA

O estoicismo é uma forma de enfrentar a vida da qual temos conhecimento principalmente por três pensadores: um dos mais grandes emperadores, Marco Aurélio, un sábio político e escritor, Sêneca, e um antigo escravo convertido em professor, Epicteto. Eles, assim como as pessoas de sua época, a época do Imperio Romano, enfrentaram problemas e desafios idênticos aos que nós enfrentamos no século XXI, e nos deixaram soluções e pensamentos que podemos e devemos aproveitar.

The Daily Stoic (O Estóico Diário) é um livro de Ryan Holiday onde ele comenta 366 pensamentos de filósofos estóicos, um para cada dia do ano.

Uma das recomendações de todos os pensadores estóicos é escrever um diário que seja um lugar de meditação sobre nossa jornada, e sirva de reflexão sobre como podemos ser melhores amanhã.

O que segue são minhas próprias reflexões diárias sobre os pensamentos do livro. Espero que você me acompanhe e comente.

É só um número

É só um número

“Verdade que você não está incomodado porque você pesa uma certa quantia e não o dobro? Então, por que se exalta por ter recebido uma certa expectativa de vida e não mais? Assim como você está satisfeito com o seu peso normal, você deve estar com o tempo que você recebeu.”

MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 6.49

Quando eu estava começando a adolescência, meu pai me disse várias vezes que há uma idade para cada coisa, e cada coisa tem uma idade em que deve ser feita. Me disse que tão ruim é fazer com 15 anos coisas de 20, como não fazer com 15 anos as coisas de 15. Não lembro se me disse isso para não me deixar dirigir o carro ou se era para não me deixar sair à noite, mas não é essa a questão…

ler mais
A batida continua

A batida continua

“Ande pela longa galeria do passado, de impérios e reinos sucedendo um ao outro sem número. E você também pode ver o futuro, pois certamente será exatamente o mesmo, incapaz de desviar-se do ritmo atual. É tudo um se vivemos quarenta anos ou uma eternidade. O que mais há para ver?”

MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 7.49

No final de sua famosa entrevista de 1985, David Wigg perguntou ao Freddie Mercury de que forma gostaria de ser lembrado. A resposta dele? “Dead and gone” (morto e ido), e depois disse “Isso não depende de mim. Quando eu estiver morto, quem se importa? Eu não”. E essa é a realidade. Com o tempo suficiente ninguém vai se importar quando não estivermos mais neste mundo…

ler mais
Dignidade e bravura

Dignidade e bravura

“Como Cícero diz, nós odiamos os gladiadores se eles são rápidos em salvar suas vidas de qualquer maneira; nós os favorecemos se eles mostrarem desprezo por suas vidas.”

SÊNECA, SOBRE A TRANQUILIDADE DA MENTE, 11.4b

Fiquei pensando um bom tempo sobre esta frase de Sêneca tentando decidir se concordo ou não. Pois às vezes o sensato é fugir de uma luta desnecessária. Porém há, na minha opinião, uma linha muito clara que separa a sensatez de evitar um perigo, da covardia. É a linha do dever e da responsabilidade e deveria nos ajudar a diferenciar bravura de simples orgulho…

ler mais
Não se venda muito barato

Não se venda muito barato

“Eu digo, não deixe ninguém me roubar um único dia que não vá fazer um retorno completo sobre a perda.”

SÊNECA, SOBRE A TRANQUILIDADE DA MENTE, 1.11b

Em uma ocasião, quando ele era novo e estava começando sua vida em Cuba, meu avô combinou um encontro com um cliente e chegou atrasado. Cuando meu avô chegou, o cliente, que tinha apreço pelo meu avô, disse para ele: “Suárez, nunca mais faça ninguém esperar por você. O tempo é dinheiro e fazendo as pessoas perderem seu tempo está fazendo eles perderem dinheiro”…

ler mais
Gastadores de tempo

Gastadores de tempo

“Se todos os gênios da história se concentrassem nesse único tema, eles nunca poderiam expressar totalmente sua perplexidade na escuridão da mente humana. Nenhuma pessoa desistiria nem de um milímetro de sua propriedade, e a menor disputa com um vizinho pode significar o inferno para pagar; no entanto, deixamos facilmente que outros invadam nossas vidas – pior, muitas vezes pavimentamos o caminho para aqueles que assumem o controle. Nenhuma pessoa distribui seu dinheiro para os transeuntes, mas para quantos cada um de nós distribui nossas vidas! Somos pão-duros com o dinheiro e a propriedade, mas pensamos muito pouco sobre perder tempo, a única coisa sobre a qual todos nós devemos ser os mais duros.”

SÊNECA, SOBRE A BREVIDADE DA VIDA, 3.1-2

ler mais
Não se esconda de seus sentimentos

Não se esconda de seus sentimentos

“É melhor conquistar a tristeza do que enganá-la.”

SÊNECA, CONSOLAÇÃO À MINHA MÃE HÉLVIA, 17.1b

Segundo a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross há 5 etapas pelas que pasamos toda vez que experimentamos uma perda de algum tipo, sea esta física ou abstrata: negação da perda, ira por aquilo ter acontecido, negociação com a situação, depressão e aceitação. Só com a aceitação chega a calma. A duração de cada etapa dependerá de nosso vínculo emocional com aquilo que perdemos e de como cada um de nós lide com aquela situação em particular…

ler mais
As cartas que nos são distribuidas

As cartas que nos são distribuidas

“Pense na vida que você viveu até agora como acabada, como um homem morto, veja o que resta como um bônus e viva de acordo com a natureza. Ame a mão que o destino lhe oferece e jogue como se fosse seu, porque o que poderia ser mais adequado?”

MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 7.56-57

Todos nós em algum momento gostaríamos de começar do zero, apagar os erros do pasado e começar uma nova vida de um jeito diferente. Boas noticias: podemos fazer isso a qualquer momento, todas as vezes que quisermos. Basta supor que morremos, que a vida que conhecemos acabou, e que temos uma nova oportunidade pela frente…

ler mais
A espada pende sobre você

A espada pende sobre você

“Não se comporte como se você estivesse destinado a viver para sempre. O que está fadado paira sobre você. Enquanto você viver e enquanto puder, torne-se bom agora.”

MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 4.17

Se a morte chegar para nós neste momento, o que ela vai nos encontrar fazendo? Vamos estar vendo porcaria numa rede social ou vamos estar nos esforzando por sermos melhores, preparando um futuro melhor para nós e para nossos filhos? Poucas vezes paramos para pensar que, de fato, podemos morrer a qualquer momento, e perdemos nosso tempo com coisas inúteis, como reclamar, olhar para a vida dos outros ou assistir novela…

ler mais
Os benefícios dos pensamentos preocupantes

Os benefícios dos pensamentos preocupantes

“Mantenha a morte e o exílio diante de seus olhos todos os dias, junto com tudo o que parecer terrível – ao fazê-lo, você nunca terá um pensamento de base nem terá desejo excessivo.”

EPICTETO, ENCHIRIDION, 21

Quando eu era criança, meu pai me contou o mito de que o avestruz enfiava a cabeça num buraco toda vez que via um leão se aproximando. A teoria era que o avestruz fazia isso porque desse jeito não via o leão, e então o leão deixava de existir e ficava tudo bem. Lembro que pensei: que avestruz burro, o leão vai morder a bunda dele! Acontece que nós fazemos isso o tempo todo…

ler mais
Você não possui isso

Você não possui isso

“Qualquer coisa que possa ser evitada, tirada ou coagida não é da própria pessoa, mas as coisas que não podem ser bloqueadas são dela.”

EPICTETO, DISCURSOS, 3.24.3

Em 1935, meu avô emigrou com seus irmãos da Espanha para Cuba. Ele tinha 22 anos, o ensino básico, nada no bolso e muita vontade de trabalhar. Meu avô começou varrendo o chão, e aos poucos, com esforço foi crescendo, comprou uma casa, um carro e construiu um patrimonio. Numa das suas viagens à Espanha conheceu minha avó, casaram e ela foi morar com ele em Cuba. Em 1950, nasceu meu pai. Meu avô, após muitos anos de duro trabalho, era em janeiro de 1959 uma pessoa de sucesso…

ler mais

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Coloque seu melhor email, seu nome e WhatsApp:

Você se cadastrou para a aula ao vivo. Vou lhe avisar no dia para você não esquecer.

INSCREVA-SE

Parabéns! Vou te avisar quando o evento começar.