O altar de nenhuma diferença

26 nov 20182 Comentários

“Somos como muitas bolas de incenso caindo no mesmo altar. Algumas colapsam mais cedo, outras depois, mas isso não faz diferença”.

MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 20.95.14– 17

A única certeza que há sobre a vida é que ela, antes ou depois, acabará. E acabará para todos nós. Mas ficamos nos comparando com os outros o tempo todo. Quando achamos que estamos melhor que os outros sentimos satisfação, e quando achamos que estamos pior surge a tristeza ou a inveja. Mas, sem entrar no mérito do que cada um fez para estar onde está, ou se a sorte joga um papel mais ou menos importante na vida das pessoas, qual é a diferença entre uns e outros?

No longo prazo não há nenhuma diferença entre nós. A morte, o grande equalizador, chegará para cada um de nós, e todos seremos esquecidos antes ou depois. E embora esse olhar possa parecer pessimista, eu o acho enormemente otimista. Para mim, significa que podemos e devemos aproveitar nosso tempo sem medo de sermos julgados, sem invejas e sem orgulhos, porque com o tempo suficiente ninguém vai se importar.

Comentários

2 Comentários

  1. Gisele

    Sim, difícil ter em mente isso o tempo todo para viver mais plenamente, mas é a mais pura verdade.
    Por isso gosto da figura da “Catarina” da cultura mexicana: uma caveira cheia de pompa que nos faz lembrar que todos acabaremos algum dia no mesmo lugar.

    Responder
    • Pablo

      Gi, que legal essa referência da Catarina. Não conhecia e achei super interessante como muitas culturas tem alguma forma de nos lembrar disso. Obrigado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This