Não espere até ter a sua empresa

28 ago 20110 Comentários

Esta semana meu amigo Marcelo Goossen me comentava à respeito das muitas oportunidades que temos para aprender diariamente, e como algumas pessoas dizem estar esperando ter sua própria empresa para, então, começar a realmente fazer a diferença. O argumento, e este já ouvi muito, é mais ou menos assim: “para que eu vou me esforçar se o retorno não é para mim?” Sinceramente, acho isto uma miopia profissional e pessoal muito preocupante.

Como Marcelo diz, e ele mesmo é um exemplo disto, você não precisa estar em cargos de liderança para ser um líder. A ideia do Marcelo é que você pode aproveitar seu emprego atual para aprender aquilo que você vai precisar caso você queira abrir sua própria empresa.

O fato é que, quando você é contratado por uma empresa você recebe algo muito mais importante do que um emprego e um salário mensal. Você recebe as chaves do predio! Seja você um diretor, um gerente ou um estagiário, quando você é contratado por uma empresa, obtém acesso imediato a, eventualmente, todos os departamentos e pessoas que trabalham nela. Incluido o presidente. Você tem a oportunidade de fazer muitas coisas diferentes, além daquilo que seu cargo diz que você deveria estar fazendo.

É assim que surge a figura do intra-empreendedor. O intra-empreendedor é aquela pessoa que, trabalhando dentro de uma empresa ou organização que não é a sua, age como um verdadeiro empreendedor, colocando em prática as dez características empreendedoras pessoais. O fato é que você não precisa que ninguém venha te dizer o que você pode ou deve fazer dentro de uma empresa. Não espere ser escolhido! Uma vez cumpridas suas tarefa (e você deveria ser capaz de fazer isto antes da hora do almoço) você pode e deve dedicar o resto do tempo a outras tarefas. Entre elas as seguintes:

1. Estude a empresa

Se você ainda não sabe, entenda bem qual é o negócio da sua empresa (e saiba que o negócio da sua empresa não se define em função dos produtos que vende, se não das necessidades que satisfaz). Conheça os diferentes departamentos e qual é a importância de cada um. Como se relacionam os diferentes departamentos entre sí?

2. Descubra quem são as pessoas chave

Entenda quem são as pessoas que tomam as decisões, e aqui não se foque só nos cargos importantes: um dos cargos mais influentes numa empresa é o de secretária! E a recepcionista e a mulher que serve o café geralmente têm muita informação valiosa!

3. Descubra o que pode ser melhorado

Que dificuldades de comunicação existem dentro e entre os departamentos? Como determinado processo pode ser melhorado para ser mais eficiente? Pergunte, pergunte e pergunte. Faça um esforço serio por entender a forma como as coisas funcionam e questione tudo. Porque as coisas são como são? Será que fazendo de uma forma diferente seriam melhores?

4. Ofereça sua ajuda

Uma mãozinha sempre é bem vinda! Averigue que projetos ou trabalhos estão acontecendo na empresa que são interessantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional, converse com a pessoa chave e ofereça sua ajuda, nem que seja para fazer fotocopias. Vai ser muito raro ouvir um não como resposta, e vai lhe permitir ter acesso a muita informação útil.

Este tipo de atitudes são as que diferenciam as pessoas que têm sucesso. Se está trabalhando para outra pessoa, aproveite que você tem a oportunidade de errar sem por em risco seu próprio dinheiro. Aproveite para aprender o que funciona e o que não, para depois melhorar o processo global na sua própria empresa.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This