Gastadores de tempo

9 dez 20180 Comentários

“Se todos os gênios da história se concentrassem nesse único tema, eles nunca poderiam expressar totalmente sua perplexidade na escuridão da mente humana. Nenhuma pessoa desistiria nem de um milímetro de sua propriedade, e a menor disputa com um vizinho pode significar o inferno para pagar; no entanto, deixamos facilmente que outros invadam nossas vidas – pior, muitas vezes pavimentamos o caminho para aqueles que assumem o controle. Nenhuma pessoa distribui seu dinheiro para os transeuntes, mas para quantos cada um de nós distribui nossas vidas! Somos pão-duros com o dinheiro e a propriedade, mas pensamos muito pouco sobre perder tempo, a única coisa sobre a qual todos nós devemos ser os mais duros.”

SÊNECA, SOBRE A BREVIDADE DA VIDA, 3.1-2

Continuamente maltratamos o tempo que temos . E o pior é que por muito que nos lembrem que nosso tempo não volta, continuamos deixando-o escapar, como areia fugindo entre nossos dedos. Inclusive na ciencia econômica (aquela que se ocupa da ação humana) inúmeros economistas continuam sem enxergar a importância do tempo como fator de produção. Sómente a escola espanhola de economia, nascida em Salamanca no século XV, e sua herdeira, a escola austriaca, souberam enteder a escasez do tempo e a necessidade de incluí-lo no cálculo econômico. Esta é sem dúvida uma das maiores falhas da economia keynesiana.

O tempo é o único recurso que não pode ser estocado e não pode ser comprado. É escasso por natureza. E acredito que o ser humano está programado para não enxergar essa escassez. Talvez sejamos temporariamente mais felizes ignorando a realidade. Mas essa felicidade ilusória não compensará a dor que esse desperdiço atual de tempo nos trará quando nossa última hora chegar e lembremos do tempo que demos de graça. No que se refere ao tempo, sómente podemos tentar perdê-lo o menos possível, para não lamentar amanhã o que poderiamos ter conquistado hoje.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This