Faça como Elvis

23 out 20116 Comentários

Continuando na linha do post anterior, quero falar sobre as muitas possibilidades que você tem de viver sem chefe com base no que você sabe fazer. A maioria das pessoas, graças à nossa experiência e, especialmente, ao nosso interesse, podemos falar (e gostamos de falar) muito sobre algum tema. No meu caso meu interesse principal é a liberdade e a capacidade das pessoas para serem donas do seu tempo e da sua vida (por isso o nome do blog é Viver Sem Chefe) através do comportamento empreendedor. No seu caso pode ser o futebol internacional, carrinhos por controle remoto, inculcar valores em crianças e adolescentes, a mitologia grega ou qualquer outro tema sobre o qual você adora aprender.

Então o que impede você de falar sobre isso? O que impede você de começar um blog no qual você fale à respeito desse assunto que é a sua paixão? Muitas pessoas não o fazem porque acham que ainda não sabem o suficiente sobre esse tema, que não têm suficiente experiência ou que não são capazes de criar um conteúdo original. Pensam, quem sou eu para falar sobre isto? As pessoas vão achar que estou copiando ideias de outros. Acontece que são muito poucas as pessoas que conseguem criar algo absolutamente novo do nada. Estas pessoas são comummente chamadas de gênios. Mas então, e o resto de nós? Todos temos a capacidade de aprender o que outros criam, interiorizá-lo e adaptá-lo. É parte do que se chama de inovação.

E aqui é aonde entra Elvis. Elvis não escreveu nenhuma música. É isso mesmo. Pode procurar na internet. Você vai encontrar que os autores originais das músicas cederam a ele parte dos seus direitos autorais para que ele as interpretasse, porque dessa forma eles iriam ganhar mais do que mantendo todos os direitos e sendo qualquer outro cantor o intérprete. O que Elvis fez melhor do que ninguém foi interpretar o que outros criaram. E foi, na minha opinião o melhor intérprete da história da música, e provavelmente o melhor cantor disputando a liderança talvez com Frank Sinatra (que, por sinal, também não escreveu nenhuma das músicas que cantou).

O que você pode aprender com isto? Não existe nada de ruim em se inspirar no que outros criam. Uma vez que o conhecimento é criado ele passa a ser de todos. Cada um de nós vai interiorizá-lo de uma forma diferente. Cada um de nós vai comunicá-lo de uma forma diferente. E cada um de nós vai agregar, ainda que seja minimamente, nossa própria visão ao respeito do assunto. Não tenha medo de comunicar o que você sabe, aquilo que você leu em outra língua, aquilo que você aprendeu em outro país, ou aquilo que você viu alguém fazer. Você estará provavelmente levando para alguém informação que de outra forma não estaria ao seu alcance e assim talvez o ajudando.

Além disto você pode buscar ideias de negócio que já estão funcionando, tanto no Brasil quanto em outros países, e melhorá-las. Imite o que outros tem feito com sucesso e adapte-o para que encaixe no seu entorno e seja adequado para o seu mercado alvo. Lembre que nem sempre é interessante ser o primeiro a entrar num mercado. Muitas vezes o realmente interessante é deixar que outros criem ou sensibilizem o mercado, para então você ser o seguidor mais rápido e mais esperto. Foi o que fizeram empresas como Google, Apple, Microsoft ou Subway!

Comentários

6 Comentários

  1. Priscyla

    Pablo:
    apesar de você ser muito exigente e perfeccionista
    você é um excelente professor;e uma pessoa muito legal.
    você mora dentro do meu coração….te adoro de sua eterna prii

    Responder
    • pablo

      Oh Pri! Muito obrigado! Serio. Obrigado pelos ánimos. Eu sei que você sabe que eu sou exigente porque é bom para vocês rsrsrss. Professor mole não presta rsrsrsrsrs. Continua assim e não desista. Você tem um grande futuro pela frente!
      Beijos!

      Pablo.

      Responder
  2. Flávia Brasileiro

    Pablo,
    Agradeço a Deus pela tua vida!
    Hoje encontrei teu blog e comecei a ler; tendo a certeza de que finalmente encontrei as respostas para diversas perguntas relacionadas a busca não só por empreender, mas também por algo mais tangível e mensurável que é saber o que de fato eu quero fazer com meu presente-futuro profissional.
    Amei as informações (lí todas de uma só vez!), e já tenho um norte para iniciar algo diferente e diferenciado em minha vida. Continue escrevendo!
    Abraços.

    Responder
    • pablo

      Flavia fico muito feliz em saber! O meu objetivo com o blog é justamente ajudar a pessoas como você a encontrar seu caminho e serem donas da sua vida. Obrigado pelo comentário e vai enfrente. Com perseverança você pode conseguir tudo que colocar como objetivo.

      Responder
  3. Idila

    Pablo, gostei muito do seu post. Estou pensando em criar um negócio próprio e com a leitura dessa matéria começaram a surgir ideias que espero colocar em prática. Obrigada e continue nos presenteando com seu conhecimento.
    Abraços,
    Idila.

    Responder
    • pablo

      Idila, muito obrigado pelo comentario! Desejo perseverança e muito sucesso para você. Fico feliz de poder ajudar. Abraços!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This