Esperança e medo são o mesmo
“Hecato diz, ‘deixe de esperar e você deixará de temer’. . . A principal causa de ambos males é que, em vez de nos adaptarmos às circunstâncias atuais, enviamos pensamentos muito à frente ”.
SÊNECA, CARTAS MORAIS, 5.7b-8
Todos temos expectativas sobre o futuro, de uma forma ou outra. Todos, de algum modo fazemos predições o tempo todo sobre o que acontecerá. Quando nos casamos estamos predizendo que passaremos tempo com essa pessoa e seremos felizes, quando escolhemos um lugar desconhecido para almoçar estamos predizendo que a comida será boa, quando escolhemos um novo emprego estamos predizendo que será bom para nós.
O que o Sêneca quer dizer, aproveitando a frase de Hecato, é que tanto a esperança quanto o medo são uma forma de projetar nossos pensamentos para o futuro. A esperança é o pensamento de que algo bom irá acontecer, enquanto o medo é o pensamento de que algo ruim irá acontecer. De fato são as duas caras da mesma moeda, porque com a esperança de que algo bom aconteça, vem o medo de que não aconteça. Ainda, a esperança e o medo nos impedem de viver o presente, o único que é certo, para focarmos no futuro, que está além do nosso controle.
Comentários
Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro
0 comentários