Entrevista a Vera Ottmann, Fundadora da VR

9 jan 20122 Comentários

Esta semana trago para vocês a segunda entrevista do blog. A protagonista é Vera Ottmann fundadora e diretora da empresa VR, empresa especializada em treinamentos e gestão de pessoas. Nela, a Vera desenvolve cursos, treinamentos e palestras com o objetivo de apoiar e incentivar as pessoas a alcançarem os seus melhores resultados, tanto na vida pessoal como profissional, ampliando suas habilidades e conhecimentos.

Tive a grande sorte de conhecer a Vera em 2010, quando foi minha mestre de ToT. Desde então virou uma referência e, o mais importante, uma amiga. Por falar nisso, se alguém está interessado em fazer o curso aqui está a informação necessaria. Vamos então com a entrevista.

___________________________________

O que motivou você a empreender?

Acreditar no meu trabalho. Acho que o mais importante é gostar do que se faz. Ter confiança nas minhas habilidades. O que não foi nada fácil. Só aconteceu depois que participei do primeiro ToT (Curso Trainer of Trainers CEFE)  onde pela primeira vez na vida passei por uma retroalimentação, e através de um feed back  dos facilitadores fiz uma auto análise do meu perfil empreendedor. Foi um divisor de águas em minha vida. Me vi com todas as minhas qualidades e defeitos. E, como agora ensino nos meus cursos, procurei explorar as qualidades e minimizar os defeitos.

Melhorou bastante minha autoconfiança, principalmente para me expor em turmas de cursos e palestras, e foi assim que resolvi aceitar o desafio de ser uma empreendedora.

O que, em sua opinião, diferencia a um empreendedor do resto das pessoas?

Determinação. O empreendedor/empresário trabalha muito mais do que os seus funcionários. E tem que ser assim. É com o entusiasmo e vontade de fazer acontecer  que lidera a sua equipe a buscar sempre os melhores resultados.

Que ÚNICA coisa acredita estar na base do seu sucesso? Por quê?

Não posso dizer que foi unicamente um fator. Foco nos resultados, determinação, autoconfiança e principalmente acreditar nos meus sonhos.

Qual é o grande conselho que você daria a você mesma quando tinha 20 anos?

Estudar, ler, conhecer lugares e pessoas diferentes. A vida me ensinou (depois dos 20 anos) que nunca podemos parar de estudar. Reciclar, abrir novos horizontes é fundamental para permanecer no mercado de trabalho.

Como você ensinou aos seus filhos o que você aprendeu?

Acho que não existe melhor maneira de passar valores aos filhos ou aos que nos rodeiam do que o exemplo. Tenho quatro filhos e hoje todos são empreendedores.

Você tem alguém em quem se espelhou, alguém que tomou como referencia ou modelo? Por quê?

A minha referência sempre foi meu pai, Emilio Ottmann, que foi um grande empreendedor. Ele abriu a primeira fábrica de rações para animais aqui no Paraná. Trabalhou desde cedo, e me passou exemplos de honestidade, de amor ao trabalho e respeito pelo próximo.

Alguma vez pensou em desistir? Por quê? O que fez você continuar?

Desistir nunca. Mudar o foco, talvez. Porque a vida é muito dinâmica, pessoas mudam , situações mudam. Ás vezes você tem que se reinventar. Para mim o importante é ser feliz com o que estou fazendo. Então como sou muito otimista, sempre procuro  no que faço alcançar um bom resultado para meus clientes ( hoje muitos são grandes amigos).

E o que me faz continuar é que não me vejo fazendo outra coisa que não seja investir no desenvolvimento de pessoas. Sou muito crítica e exigente  comigo mesma. Nisso a metodologia CEFE me ajudou muito. Estou continuamente me analisando e enquanto sentir que estou fazendo um bom trabalho vou continuar ensinando as pessoas a serem  empreendedoras de seus destinos.

Comentários

2 Comentários

  1. Kironconsultoria

    Grande Pablo! Prazer enorme em revê-lo. Muito bom esse seu trabalho. Meus sinceros parabéns!!! Fique com DEUS.

    Responder
    • Anônimo

      Obrigado Chrystian! Um grande abraço 🙂

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This