Entrevista a Vera Ottmann, Fundadora da VR
Esta semana trago para vocês a segunda entrevista do blog. A protagonista é Vera Ottmann fundadora e diretora da empresa VR, empresa especializada em treinamentos e gestão de pessoas. Nela, a Vera desenvolve cursos, treinamentos e palestras com o objetivo de apoiar e incentivar as pessoas a alcançarem os seus melhores resultados, tanto na vida pessoal como profissional, ampliando suas habilidades e conhecimentos.
Tive a grande sorte de conhecer a Vera em 2010, quando foi minha mestre de ToT. Desde então virou uma referência e, o mais importante, uma amiga. Por falar nisso, se alguém está interessado em fazer o curso aqui está a informação necessaria. Vamos então com a entrevista.
___________________________________
O que motivou você a empreender?
Acreditar no meu trabalho. Acho que o mais importante é gostar do que se faz. Ter confiança nas minhas habilidades. O que não foi nada fácil. Só aconteceu depois que participei do primeiro ToT (Curso Trainer of Trainers CEFE) onde pela primeira vez na vida passei por uma retroalimentação, e através de um feed back dos facilitadores fiz uma auto análise do meu perfil empreendedor. Foi um divisor de águas em minha vida. Me vi com todas as minhas qualidades e defeitos. E, como agora ensino nos meus cursos, procurei explorar as qualidades e minimizar os defeitos.
Melhorou bastante minha autoconfiança, principalmente para me expor em turmas de cursos e palestras, e foi assim que resolvi aceitar o desafio de ser uma empreendedora.
O que, em sua opinião, diferencia a um empreendedor do resto das pessoas?
Determinação. O empreendedor/empresário trabalha muito mais do que os seus funcionários. E tem que ser assim. É com o entusiasmo e vontade de fazer acontecer que lidera a sua equipe a buscar sempre os melhores resultados.
Que ÚNICA coisa acredita estar na base do seu sucesso? Por quê?
Não posso dizer que foi unicamente um fator. Foco nos resultados, determinação, autoconfiança e principalmente acreditar nos meus sonhos.
Qual é o grande conselho que você daria a você mesma quando tinha 20 anos?
Estudar, ler, conhecer lugares e pessoas diferentes. A vida me ensinou (depois dos 20 anos) que nunca podemos parar de estudar. Reciclar, abrir novos horizontes é fundamental para permanecer no mercado de trabalho.
Como você ensinou aos seus filhos o que você aprendeu?
Acho que não existe melhor maneira de passar valores aos filhos ou aos que nos rodeiam do que o exemplo. Tenho quatro filhos e hoje todos são empreendedores.
Você tem alguém em quem se espelhou, alguém que tomou como referencia ou modelo? Por quê?
A minha referência sempre foi meu pai, Emilio Ottmann, que foi um grande empreendedor. Ele abriu a primeira fábrica de rações para animais aqui no Paraná. Trabalhou desde cedo, e me passou exemplos de honestidade, de amor ao trabalho e respeito pelo próximo.
Alguma vez pensou em desistir? Por quê? O que fez você continuar?
Desistir nunca. Mudar o foco, talvez. Porque a vida é muito dinâmica, pessoas mudam , situações mudam. Ás vezes você tem que se reinventar. Para mim o importante é ser feliz com o que estou fazendo. Então como sou muito otimista, sempre procuro no que faço alcançar um bom resultado para meus clientes ( hoje muitos são grandes amigos).
E o que me faz continuar é que não me vejo fazendo outra coisa que não seja investir no desenvolvimento de pessoas. Sou muito crítica e exigente comigo mesma. Nisso a metodologia CEFE me ajudou muito. Estou continuamente me analisando e enquanto sentir que estou fazendo um bom trabalho vou continuar ensinando as pessoas a serem empreendedoras de seus destinos.
Comentários
2 Comentários
Enviar um comentário
Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro
Grande Pablo! Prazer enorme em revê-lo. Muito bom esse seu trabalho. Meus sinceros parabéns!!! Fique com DEUS.
Obrigado Chrystian! Um grande abraço 🙂