Entrevista a Pablo Marton Nascimento, Co-fundador da Global Wood

5 jun 20121 Comentário

Esta semana trago uma entrevista com Pablo Marton do Nascimento, co-fundador e Gerente Administrativo da Global Wood, empresa distribuidora de compensados e madeiras especializados para aplicações na construção civil (convencional e CES), indústria de embalagens e movelaria. Pablo é graduado em Design Industrial, pos-graduado em Administração de empresas e Marketing, e MBA em gestão empresarial.

O que, em sua opinião, diferencia a um empreendedor do resto das pessoas?

Em minha opinião, são muitas as características que diferenciam um empreendedor, mas basicamente acredito que a capacidade de sonhar e concretizar seus sonhos sejam diferenciais decisivos. É da natureza humana ter sonhos, desejos e vontade de realizar algo, no entanto, a maioria das pessoas desiste de seus objetivos quando se deparam com as primeiras dificuldades. Todo mundo já conheceu ou conhece pessoas com ideias inovadoras e geniais, mas que nunca saíram da teoria, não é necessário ter ideias geniais para se ter sucesso mas sim, fazer ideias geniais ou não, acontecerem.

Que ÚNICA coisa acredita estar na base do seu sucesso? Por quê?

Perseverança. Independente de ser um empreendedor ou não, acredito ser necessário perseverança para ser uma pessoa de sucesso em todos os ámbitos. Aqui dou continuidade à primeira pergunta onde falo de se desistir nas primeiras dificuldades. Dificuldades devem ser encaradas como desafios que nos fazem amadurecer e estar ainda mais preparados para os próximos desafios que inevitavelmente virão. Assim formam-se profissionais competentes e aptos a concretizar sonhos. Para um empreendedor é necessário ter certa paixão por desafios, cair e levantar faz parte do jogo, o importante é ter perseverança para continuar.

Qual é o grande conselho que você daria a você mesmo quando tinha 20 anos?

Quando somos jovens pensamos ter todo tempo do mundo. Pensamos que o tempo desperdiçado hoje não fará diferença amanhã, o que é um grande engano. Sinto que desperdicei tempo com coisas que não agregaram em nada para meu desenvolvimento quando eu era jovem. Principalmente ter foco, disciplina e hábitos saudáveis, além de ser seletivo em relação a pessoas, ambientes e leituras são conselhos que eu me daria quando tinha 20 anos. Certamente estas atitudes teriam me colocado alguns passos além do que eu estou hoje.

Como você planeja ensinar o que você aprendeu aos seus filhos?

Acredito em dois “métodos” de ensino, o exemplo e a prática. Ser condizente entre o que se fala e como se age é um princípio básico. Procuro praticar este princípio em meu dia-a-dia com meus colaboradores, clientes e demais stakeholders, assim como no âmbito familiar. Já a prática, considero que é o caminho que nos leva à certeza. Acho importante envolver-se o máximo possível dentro do que se deseja para se ter certeza do que se quer e gerar experiências.

Você tem alguém em quem se espelhou, alguém que tomou como referencia ou modelo? Por quê?

Diversas pessoas são referências para mim, desde grandes mestres da administração como Jack Welch, filósofos da antiguidade como Platão ou grandes líderes como Mahatma Gandhi, além de muitos outros, principalmente pessoas comuns da vida cotidiana. Não tenho um modelo pré-definido, qualquer pessoa tem algo de bom a nos acrescentar e nos inspirar. Procuro desenvolver a capacidade de selecionar e aproveitar o que cada um tem de melhor e formar o meu modelo próprio.

Alguma vez pensou em desistir? Por quê? O que fez você continuar?

Nunca pensei em desistir, por diversas vezes reavaliei minha posição e meus resultados e decidi mudar o caminho, mas sempre dentro de uma carreira empreendedora. Desde a minha infância sempre tive bem definido que eu seria um empreendedor. Quando eu era criança já imaginava que tipo de negócio eu poderia criar e de fato criei alguns, que naturalmente não se desenvolveram devido a falta de experiência, aí começou a prática. Não consigo me imaginar fazendo outra coisa, acho que é uma vocação natural que já nasceu comigo.

Comentários

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This