Eis que agora como sempre

20 nov 20180 Comentários

“Se você viu o presente, você viu todas as coisas, desde tempos imemoriais até toda a eternidade. Pois tudo o que acontece está relacionado e é o mesmo.”

MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 6.37

Quando eu tinha 12 anos, tive a enorme sorte de ir de férias com meus pais e meus irmãos para a Italia. Naquela época não havia as facilidades que temos hoje. Fomos da Espanha de carro com um trailer e foi uma grande experiência. Quando visitamos Florença, vimos uma réplica do Davi de Miguel Ângelo. É enorme. Mas o que mais me impressionou foi que era idéntico a nós. E quando vi as estátuas do Fórum Romano, eram idênticas ao ser humano atual. Parece bobeira mas, para uma criança, perceber que mais de dois mil anos atrás os seres humanos eram exatamente iguais a como somos hoje é toda uma revelação.

A questão é que não só a aparência física era igual. Os problemas e os desafios eram os mesmos. O sol saia de manhã e ia embora à noite. O dia durava 24 horas. Os casais brigavam e se amavam. Precisava-se procurar emprego para trazer alimento e pagar a hipoteca. Havia amigos que apoiavam e pessoas ruim que atrapalhavam a vida. Havia políticos corruptos e crises econômicas. Havia desejos, medos e esperanças, alegrias e preocupações, iguais aos que nós temos hoje. Isto deveria valer para colocarmos em perspectiva nossa vida, e pensar que a dificuldade que nós estamos passando hoje já alguém resolveu no passado. Talvez, inclusive, nós mesmos.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This