Comportamento empreendedor

14 ago 20110 Comentários

Quando falamos de empreendedorismo geralmente as pessoas pensam em empresários. No Brasil vêem à mente pessoas como Sílvio Santos, Roberto Justus, Abilio Diniz ou António Ermirio de Moraes. O problema de sempre associar a ideia do empreendedor ao empresário (o proprietario de uma empresa) é que nem todos os empreendedores possuem empresas. Por outro lado, esta associação leva implícito o componente dinheiro: o dinheiro é um bem absolutamente necessário para poder realizar o cálculo económico e possibilitar os intercâmbios e assim o progresso da sociedade, mas para o assunto que nos ocupa (o comportamento empreendedor) o dinheiro não é relevante.

Jesus Huerta de Soto, no seu livro Socialismo, cálculo económico e função empresarial, explica que a função empresarial “consiste basicamente em descobrir e apreciar as oportunidades de alcançar algum fim, ou, se preferir, de lograr alguma ganancia ou beneficio, que apresentam-se no entorno, agindo em consequencia para aproveitá-las”. Israel Kirzner usa, para se referir à função empresarial, o termo inglês alertness, que significa estar alerta. O conceito de Huerta de Soto e Kirzner define ao empreendedor como o ator principal da função empresarial.

Mas o que é que diferencia o empreendedor do resto dos mortais? Embora alguns achem que o empreendedor tem sorte (ou foi escolhido por algum poder superior), sem dúvida o que diferencia ao empreendedor é seu comportamento. David McClelland estudou o comportamento de uma serie de pessoas que se destacavam sobre outras da mesma classe social, com as mesmas condições financeiras, culturais e de oportunidades em geral. Chegou à conclusão de que é a excelência em dez áreas diferentes o que diferencia ao empreendedor. Assim identificou as que chamou de Caracteristicas Empreendedoras Pessoais (CEPs), e as classificou em três habilidades ou capacidades: capacidade de planejar, capacidade de realizar e capacidade de competir.

Assim dentro da capacidade de planejar temos:

1. Definir metas
2. Buscar informações
3. Planejar sistematicamente

Dentro da capacidade de realizar temos:

4. Ter iniciativa e buscar oportunidades
5. Ser persistente
6. Exigir qualidade e eficiência
7. Cumprir contratos de trabalho
8. Correr riscos

E finalmente, dentro da capacidade de competir temos:

9. Ter autoconfiança
10. Criar redes de apoio

O interessante é que McCleland descubriu que todos possuimos estas dez caracteristicas, sendo que aquelas pessoas que destacam tem elas muito desenvolvidas. Surge então a pergunta: qual das dez é a mais importante? Para responder a esta pergunta, Luciano Martins compara a dez CEPs com as sete notas musicais, e explica que nenhuma nota é mais importante do que a outra: o que importa é como cada um de nós as combina para criar diferentes melodias.

Mas estas caracteristicas por si só não são suficientes. O cimento que as une, e faz com que sejam empregadas da forma adequada, são os valores e especialmente, como Martins diz, a ética, entendida como valor que defende a vida. Assim cada um de nós tem a possibilidade de desenvolver estas caracterisiticas. Então sugiro que você faça o seguinte:

1. Faça uma lista das dez CEPs e atribua uma nota a cada uma, de 0 a 10, segundo você as percebe em você.

2. Converse com familiares e amigos de sua confiança, e averigue como eles vêem as dez CEPs em você, fazendo uma outra lista.

3. Combine as duas listas e veja quais das CEPs são mais fortes em você.

4. A partir de agora se esforçe por melhorar em aquelas que você tirou uma nota baixa, e aproveite para continuar exercitando aquelas nas quais você é mais forte.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This