Como ser poderoso

7 nov 20180 Comentários

“Não confie em sua reputação, dinheiro ou posição, mas na força que é sua, ou seja, seus julgamentos sobre as coisas que você controla e não controla. Só isso é o que nos torna livres e sem restrições, que nos puxa pelo pescoço das profundezas e nos eleva olho no olho com os ricos e poderosos.”

EPICTETO, DISCURSOS, 3.26.34-35

Passamos a vida tentando conquistar coisas, objetos que nos custam tempo e dinheiro que não temos, para impressionar os outros ou para nos sentirmos melhor com nós mesmos. Ou nos matando para ter um cargo com nome ribombante, para podermos dizer que somos importantes, para conquistar grandes coisas. Na verdade tudo que precisamos conquistar é nós mesmos.

Já o oráculo de Delfos disse a Sócrates “conheça a si mesmo”. Precisamos nos observar, conhecer nossas reações perante o que nos acontece, nossos julgamentos, para podermos agir sobre eles e não por causa deles. A verdadeira paz de espíritu vem, na minha opinião, de renunciar à necessidade de termos o controle do que está fora, enquanto nos esforçamos por termos o controle de nosso interior. 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This