Como contratar a equipe adequada para seu negócio

abr 30, 20120 Comentários

Uma das dificuldades que todo empreendedor tem quando tenta fazer seu negócio crescer é a de contratar as pessoas adequadas para lhe acompanhar na travessia. Muitas vezes você contrata um funcionário que, depois de um breve período de tempo, simplesmente vai embora. Isso quando não começam a pedir um aumento salarial depois de uma semana de trabalho. Não acho que exista uma receita ideal para acertar na contratação, mas existem sim alguns passos que você pode dar para aumentar as chances de conseguir montar uma equipe de alto desempenho. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

1. Quais são os valores que vão governar minha empresa?

Estes valores são os princípios que vão guiar a forma de trabalhar e tomar decisões na empresa, as regras do jogo, e o candidato deve ser capaz de trabalhar sob estas regras.

2. Qual é a visão da minha empresa?

Isto é a meta que quero que minha empresa atinja. Pode ser um faturamento mensal, um número de imóveis vendidos ou um estatus, como “a melhor empresa do Paraná” ou “melhor lugar para trabalhar no Brasil”, etc. A importância disto é que, por um lado, você vai poder explicar aos possíveis candidatos qual é o desafio que vão enfrentar e, por outro lado, você tem um critério para saber se as pessoas vão estar à altura das circunstâncias.

3. O que a minha empresa tem a oferecer?

O que é diferente do que outras empresas similares oferecem? Tão importante como entender o que o candidato tem a oferecer é entender o que nossa empresa tem para dar em troco. Se a empresa está nascendo, a oferta pode ser a possibilidade de crescer, de ser parte ativa na construção de algo importante ou a possibilidade de ter responsabilidades que o candidato não terá numa empresa consolidada.

4. Quais tarefas precisam ser feitas na minha empresa que eu não vou poder ou querer fazer?

Você, como fundador, deveria identificar as suas fortalezas e fraquezas, e contratar pessoas que o complementem. Muitos empreendedores contratam colegas de universidade, amigos, familiares ou, no geral, pessoas com que se dam bem. Se o motivo da contratação for só isto você estará criando as bases do seu fracaso e do fim de sua relação com a pessoa. O importante é ter ao seu redor pessoas que saibam fazer coisas que você não sabe. Pessoas que saibam e estejam dispostas a falar na sua cara o que você está fazendo de errado e ao mesmo tempo saibam aceitar críticas como uma forma de melhorar.

5. Qual é o perfil desejado para que possam realizar as tarefas esperadas de forma adequada e possam trabalhar como uma equipe unida?

Um dos objetivos ao contratar pessoas é que possam trabalhar como uma equipe. Quando uma equipe trabalha unida o resultado dessa união é maior do que a simples soma das partes. Numa equipe cada um dos membros faz com que os outros sejam melhores. Então é muito importante definir no papel qual vai ser o perfil desejado para cada uma das pessoas que vão ser contratadas, sendo mais importante, pela minha experiência, o comportamento e as atitudes do que a experiência numa área determinada. Escreva o que espera de cada uma das pessoas que quer contratar em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Converse com cada candidato de uma forma relaxada, dêem uma caminhada ou almocem juntos, por exemplo. São formas de criar um ambiente de confiança onde você terá mais possibilidades de conhecer a pessoa. Durante estas conversas, se você tiver um pressentimento ao respeito do candidato, já seja para bem ou para mal, siga seu pressentimento porque provavelmente você estará certo.

Nota final: em períodos de sucesso de uma empresa quase qualquer um vai se dar bem, da mesma forma que até uma galinha pode voar num furacão. Tente entender se os sucessos do candidato são realmente responsabilidade dele ou se simplesmente foi uma galinha voando com o furacão.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This