Aproveite as oportunidades

9 out 20112 Comentários

Morar no Brasil está sendo uma experiência muito legal para mim. Cada dia aprendo algo novo ao respeito das pessoas, de como cada um faz as coisas, visões do mundo diferentes, formas de pensar, de raciocinar e de se relacionar totalmente diferentes daquelas que já conheço. Neste sentido, o incrível do Brasil são as grandes diferenças que tem, em todos estes aspectos, de uma pessoa para outra. Por outro lado, ter morado em vários países me permite ter uma visão menos parcial de tudo e várias perspectivas, algo que, infelizmente, poucas pessoas aqui no Brasil possuem.

Mas o que me preocupa não é tanto a falta de perspectivas das pessoas quanto a falta de interesse dos individuos por mudar isto. Como estava dizendo, encontro no meu dia a dia ótimas oportunidades para aprender, e vejo também como a maioria dos brasileiros desaproveitam estas oportunidades. Sem ir muito longe, minha professora de finanças do MBA, Vanessa Ishikawa Rasoto, ofereceu uma aula extra este sábado de manhã. De graça. Voluntária. De uns 30 alunos que tem a turma somente 8 assistimos e aproveitamos a oportunidade. A aula, por sinal, foi ótima.

Não é só isto. Nas aulas e palestras que tenho dado ou das que tenho participado, são raras as pessoas que fazem perguntas e interagem com o professor ou palestrante. Você tem uma oportunidade de discutir com um expert um tema de seu interesse e não a aproveita? É muito triste. Tem mais. O interesse pela leitura no Brasil é assustadoramente baixo. Tal vez isto explique, ao menos em parte, o baixo nível cultural e a ignorância geral das pessoas. Tudo isto não é exclusivo do Brasil, claro. A maior parte da América Latina apresenta uma situação similar; e meu país, a Espanha, está caminhando na mesma direção por causa dos vários anos de socialismo que vem sofrendo. Mas o mais triste de tudo isto para mim é o desinteresse das pessoas, a busca dos outros como culpados e a invenção de desculpas.

Hoje a Internet permite o acesso gratuito a quase qualquer tipo de informação. As bibliotecas públicas possuem um fundo de leitura enorme que, por R$2,50 por ano que custa a carteirinha, permite a qualquer pessoa com um mínimo de interesse adquirir em pouco tempo um grau de cultura muito superior ao do brasileiro médio. Existem inúmeros recursos para, quem tem interesse, destacar sobre o resto e fazer a diferença. E tudo isto é muito bom para você porque significam oportunidades para ser diferente. E ser diferente é muito bom. Mas como se preparar e aproveitar estas oportunidades? Aqui estão algumas idéias:

1. Aprenda a ser um bom comunicador

A capacidade de comunicar o que queremos e influenciar e convencer as pessoas pode ser aprendida. Embora algumas pessoas tenham dons naturais você também pode e deve aprender a comunicar de forma adequada. Estamos falando de conversas informais, reuniões de negócios, eventos de venda, apresentações e documentos escritos.

2. Crie e amplie sua rede de apoio

Já falei sobre isto anteriormente e volto a repetir: ninguém faz nada sozinho. Seja generoso, interesse-se pelos problemas das pessoas ao seu redor e tente conhecer elas e as coisas que são importantes para elas.

3. Viaje

E não estou falando de umas férias ou um final de semana na praia. More em outros países! Se está estudando procure uma bolsa para estudar em uma universidade estrangeira. Quanto mais diferente do Brasil seja o país melhor. Outra opção é aproveitar as férias da universidade para trabalhar em algum projeto internacional fora do Brasil. Se está trabalhando procure na sua empresa (e se a sua não tem procure em outra) oportunidades para trabalhar em outro país. E se está pensando que ter filhos é um empecilho para isto, saiba que as crianças vão se adaptar muito melhor do que você, vão adorar a experiência e para eles vai ser, a nível educativo um diferencial extraordinário.

4. Aprenda outros idiomas

Já não é suficiente com falar 2 línguas. Alguém que mora no Brasil deveria ser capaz de falar e entender pelo menos espanhol e inglês, pois a maioria da informação disponível ao seu redor está nestas duas línguas. Além disto são as duas línguas principais do continente americano.

5. Leia pelo menos um livro por mês

É o mínimo que se espera de uma pessoa medianamente culta. E não me diga que não tem tempo. Leve consigo sempre um livro para aproveitar os muitos tempos mortos que tem durante o dia. Se você vai de carro ao trabalho comece a pegar o ônibus: vai gastar menos e vai fazer bem para sua cultura.

6. Participe

Toda vez que assista a uma aula ou palestra aproveite para interagir com o professor ou palestrante, pergunte dúvidas, peça mais informação e em geral participe ativamente. Não seja mais uma mesa ou cadeira presente na sala. E se está preocupado com o que os outros vão pensar de você lembre-se: o beneficio ou prejuizo vai ser todinho seu, não deles. Eles não estão nem aí.

Em geral esteja preparado para aproveitar todas as oportunidades de aprender que apareçam na sua frente, que serão tantas como pessoas você conheça. Recorde o que disse Ralph Waldo Emerson: todo homem que conheço é superior a mim em algum sentido. Nesse sentido tento aprender dele.

Se você achou este post útil, clique abaixo num dos botões de “compartilhar” ou assine gratuitamente a Newsletter de Viver Sem Chefe.

Comentários

2 Comentários

  1. Danielle Sfredo

    Excelente observaçoes Pablo. Gostei muito desse post e concordo em muitos pontos com vc. Na verdade é interesse do governo brasileiro que as pessoas sigam ignorantes, pois um povo ignorante é mais fácil de ser manipulado. 😉

    Responder
    • pablo

      É Dani. Infelizmente é assim mesmo. Mas não é só o governo brasileiro. Qualquer governo por definição busca se perpetuar no poder e para isto precissa contar com a ignorancia da massa, como você falou. Por isso, como Reagan disse, o governo não é a solução, o governo é o problema. Obrigado pela contribuição!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This