A mente milionária

2 out 20110 Comentários

Dez anos atrás Thomas Stanley realizou uma enquete entre milionários americanos (todos aqueles que possuiam mais de um milhão de dólares), com a qual buscava entender como eles chegaram a conseguir suas fortunas. Stanley chegou a algumas conclusões bem interessantes:

32% eram donos de empresas.
16% eram diretivos.
10% eram advogados.
9% eram médicos.
O 33% restante eram contadores, engenheiros, arquitetos, professores, professores universitários e assim por diante.

De todos eles somente 8% receberam em herança mais da metade do seu patrimônio, quer dizer, 92% deles tiveram que fazer algum esforço para virar milionários.

Mas o mais interessante da enquete é o que se refere ao COMPORTAMENTO deles: praticamente nenhum destes milionários tinha comprado um carro de mais de 41.000 dólares, nem um anel de compromisso de mais de 1.500. Além disto as qualidades que eles consideravan que mais os ajudaram a alcanzar o sucesso foram, por ordem:

1. Honestidade
2. Disciplina
3. Bom trato com os outros
4. Ter uma esposa ou esposo compreensivo
5. Trabalhar mais duro que os demais
6. Amar o seu posto de trabalho

O que podemos aprender com esta informação?

1. Você tem mais probabilidade de ficar rico se abrir sua própria empresa.

Ser um diretivo que ganhe muito dinheiro leva muito tempo. Eu mesmo já fui diretivo e ainda não sou rico. No Brasil não são todos os médicos, advogados, engenheiros etc. que ficam ricos. Além disto, entrar num destes cursos, terminar e virar um profissional requer muito tempo e esforço focado num único objetivo.

2. Se você quer ser rico precisa pensar como um rico.

A diferença entre um pobre e um rico não é a sua origem. Isso de ficar pensando que eu sou pobre porque nasci pobre é a desculpa perfeita para não fazer o que eu preciso para melhorar na vida. A verdadeira diferença entre um rico (ou alguém que ainda vai ficar rico) e um pobre (ou alguém que está no caminho de ficar pobre) é que um rico não gasta seu dinheiro em luxos excessivos embora possa; no entanto um pobre, assim que junta uma pequena poupança faz uma prestação para comprar um carro que não vai poder manter. Os casos que aparecem na tv sobre multimilionários com jatos, várias Ferraris e luxo sem limite são só exceções, embora possam não parecê-lo.

3. Seja uma boa pessoa e trabalhe duro.

Vemos na tv muitos casos de políticos e empresários que roubam, enganam os outros, passam por cima de qualquer um e conseguem ficar ricos. Mas isto não é a regra e no final sempre são pegos. Ser honesto, tratar bem todo mundo ao nosso redor e tentar ajudar os outros, em definitiva, ser uma boa pessoa, compensa. E isto serve tanto a nível pessoal quanto de negócios: o capitalismo, a final das contas, é satisfazer as necessidades de muitas pessoas para que elas livremente prefiram você. E junto a isto constância e trabalho. Posso lhe garantir que não vai ter sucesso de um dia para o outro. O “sucesso de um dia para o outro” foi trabalhado durante 10 anos.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This