5 passos básicos para lograr seus objetivos

23 mar 20110 Comentários

A eficiência dinâmica é, como explica Jesús Huerta de Sotoa capacidade para impulsionar, por um lado, a criatividade empresarial e, por outro lado, a coordenação, isto é, a capacidade empresarial para buscar, descobrir e superar os diferentes desajustes sociais“.

A definição que Huerta de Soto oferece do conceito, une a ciência econômica com a função empresarial, duas áreas (economia e empreendedorismo) intimamente unidas e das que eu particularmente gosto muito.

Por quê falo de eficiência dinâmica? Porque se você quer alcançar a liberdade financeira e viver sem chefe, vai ter que tentar ser o mais eficiente possível. Você vai precisar ter uma ótima relação entre esforços empregados e resultados obtidos.

E ser dinâmico vai ser um requisito básico na sua atitude diária. Ficar parado e não fazer nada, não é uma opção.

Você pode pensar que está muito ocupado, que não tem tempo, que suas circunstâncias são muito duras ou que não tem ninguém para lhe ajudar. Tudo isso são desculpas para não agir. Empreender é agir.

E quanto antes você começar melhor. Todo o tempo que passe até você começar a agir será tempo perdido. Você tem medo de errar? Bem-vindo ao clube. Te deixo uns passos básicos para começar a agir e lograr teus objetivos:

1. Comece com um objetivo

Para quem não tem rumo qualquer vento é ruim, disse Sêneca. Pense num objetivo e escreva ele num papel. Os objetivos, quando escritos adquirem um aura de missão que os fazem irresistíveis. Tente ser o mais específico possível.

Quer criar uma empresa? Defina o que sua empresa vai oferecer.

Quer ser feliz? Defina o que é para você ser feliz.

Ou também pode começar por algo um pouco mais simples como aprender um idioma novo.

Lembre que os objetivos devem ser S.M.A.R.T (siglas em iglês).

2. Identifique requisitos prévios

O que você precisa para alcançar o objetivo anterior? Pense quê passos prévios você precisa dar, quê formação você vai precisar, financiamento, conhecimentos, etc. Anote (e, repito, anote mesmo) tudo que vier à sua mente ao respeito disto.

3. Identifique pessoas chave

Por que fazer algo sozinho se alguém pode lhe ajudar? Com certeza na sua familia, grupo de amigos ou colegas de trabalho deve ter alguém com experiência naquilo que você quer conseguir. Converse com essas pessoas e peça ajuda.

Se você tem medo de pedir ajuda, lembre que quem não pede nada é porque não tem nada a oferecer. Se você não conhece ninguém na área de seu interesse procure na internet. Sempre vai ter alguém disposto a ajudar no possivel: por exemplo eu.

Então me mande um e-mail.

4. Defina um plano de ação

Com a informação que você já tem, defina e numere quais vão ser as ações a realizar.

Dê a estas ações uma ordem lógica e identifique quais dependem de outras e quais podem ser realizadas em paralelo com outras.

Defina um tempo (data de inicio e data de fim) para cada ação e associe a elas um responsável: a maioria das vezes o responsável será você mas, se você aplicou o passo 3, provavelmente já achou alguém que pode lhe ajudar na sua missão.

5. Comece a agir

Agora você tem um objetivo e um plano para alcançá-lo. Leve ele à prática e não deixe que nada lhe afaste da sua missão. Seu futuro e sua felicidade dependem disto.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se a mais de 1.000 assinantes e receba o melhor conteúdo para investir seu tempo e seu dinheiro

Receba o checklist via e-mail

Receba o checklist via e-mail

Muito obrigado! Você receberá um email de confirmação e depois será redirecionado à página de download.

Share This